Estratégia e criatividade norteiam a atuação do Escritório de Inovação da Justiça Federal na Paraíba, criado pela Portaria Nº 868/2019 e alterado pela Portaria 41/2022 GDF, e que tem à frente o Juiz Federal Bruno Teixeira de Paiva, bem como uma equipe de servidores e estagiários para gerir e colocar em prática a missão de desenvolver pesquisa e programar soluções relacionadas às atividades da Instituição em seus diversos setores. A área de Tecnologia da Informação recebe atenção especial, proporcionando melhoria nos processos de trabalho, otimizando recursos e reduzindo custos e riscos.
As equipes são a de Gestão, constituída por servidores dos Núcleos Judiciário e de Tecnologia da Informação, Seção de Comunicação Social, Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania e Varas Federais e a Técnica, integrada por, no mínimo, quatro estagiários da área de Tecnologia da Informação e de Web Design.
As demandas recebidas serão avaliadas e desenvolvidas, com base nos critérios definidos pela equipe e, posteriormente, as soluções serão divulgadas nesta página, para conhecimento de toda a Seção Judiciária.
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JUIZ FEDERAL BRUNO TEIXEIRA DE PAIVA É HOMENAGEADO POR AÇÕES DE INOVAÇÃO
Magistrado foi o único representante da Paraíba em todas as categorias e órgãos da justiça do estado a ser finalista do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial
JUIZ FEDERAL BRUNO TEIXEIRA DE PAIVA É HOMENAGEADO POR AÇÕES DE INOVAÇÃO
Na última terça-feira(25), o coordenador do Escritório de Inovação(EI) da Justiça Federal da Paraíba(JFPB), o juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, participou, em Brasília, da cerimônia de entrega do “Prêmio de Inovação: Judiciário Exponencial”, promovido pelo Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito – Expojud 2022. Na ocasião, o magistrado federal recebeu uma homenagem de reconhecimento por ter se destacado como um dos três melhores “Executivos de Inovação” dentre os Tribunais Regionais Federais e Seções Judiciárias do país.
A premiação, que incentiva as iniciativas inovadoras no âmbito do Ecossistema de Justiça, também reconhece os líderes que se destacaram naquela atuação, como foi o caso do representante da JFPB no evento. “Homenagens como essas demonstram que estamos criando projetos e ideias inovadoras que poderão ser reproduzidas em outros órgãos do judiciário”, destacou o magistrado federal.
De acordo com Samara Vieira, supervisora do Escritório de Inovação da JFPB, “o coordenador do EI sempre desempenhou atitudes empreendedoras, apoiando e estimulando a mudança de cultura dentro da Instituição, como por exemplo, ao fomentar a criação do aplicativo PJe 2.x, que em breve poderá ser utilizado nos celulares de todos os usuários da Justiça do país, e do pioneirismo nas audiências de conciliação no metaverso”, ressaltou.
Também foram homenageados, na mesma categoria do juiz federal Bruno Teixeira de Paiva; o juiz federal Marco Bruno Miranda; e José Fernando Barros e Silva e Jacqueline Braga Pelucci, coordenadores do iluMinas da Justiça Federal de Minas Gerais (JFMG) - estes vencedores do Prêmio.
Por: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br
"DIA DA INOVAÇÃO” É COMEMORADO COM PROJETO DE DESTAQUE PELA JFPB
Aplicativo PJe 2.x está em fase final de desenvolvimento
"DIA DA INOVAÇÃO” É COMEMORADO COM PROJETO DE DESTAQUE PELA JFPB
Na última quarta-feira (19/10), data em que se comemorou o “Dia Nacional da Inovação”, a Justiça Federal na Paraíba (JFPB) reuniu, na Subsede do órgão (DCT), os integrantes do Escritório de Inovação para celebrar as conquistas e traçar metas e projetos futuros. Estiveram presentes, o diretor do Foro da JFPB, juiz federal Manuel Maia; o coordenador do Escritório da Inovação(EI), juiz federal Bruno Teixeira de Paiva; o diretor da Secretaria Administrativa, Albertino Pierre da Costa; e a reitora do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Mariana de Brito, acompanhada de representantes das áreas de estágio e de tecnologia da instituição.
De acordo com o coordenador do Escritório, o Poder Judiciário vem buscando cada vez mais a integração do direito com a tecnologia. “O nosso trabalho diário é desenvolver tecnologias que aperfeiçoem e melhorem as condições dos agentes do processo para que a resposta jurisdicional seja a mais rápida possível”, destacou o magistrado.
Dentre os projetos elaborados pela equipe, está o de um aplicativo de celular para o sistema PJe 2x. “Nós já estamos no final do desenvolvimento. A Seção Judiciária da Paraíba ficou responsável por este projeto regional, que vai ser utilizado em toda a 5ª Região, e possivelmente, para o Brasil inteiro. O objetivo é fazer uma versão espelhada do sistema para celulares.”, destacou o magistrado.
Para a supervisora do Escritório, a servidora Samara Vieira, o “Dia Nacional da Inovação” é um momento oportuno para reunir e comemorar com os membros e parceiros do segmento. “A inovação vem trazendo novidades e soluções de problemas, não só da tecnologia, mas também na área administrativa. A Justiça Federal está expandindo nesta área para ajudar a acelerar a nossa entrega para o cidadão”, afirmou.
Na ocasião, a Reitora e professoras do Unipê conheceram os ambientes do Escritório, bem como os locais de treinamento, coworking, reuniões, desenvolvimento de estagiários e conciliação virtual, bem como participaram de uma imersão no ambiente do metaverso. Desde o ano passado, a JFPB e o Unipê desenvolvem soluções de inteligência artificial nas áreas jurídica e administrativa do órgão, através de uma parceria firmada via acordo de cooperação técnica.
Por: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br
Capacitação no Metaverso
Capacitação no Metaverso
Na última terça-feira (18/10), os servidores e colaboradores do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e do Núcleo de Inteligência e Inovação, da 3ª Vara Federal, participaram de uma imersão e de capacitação para utilizar o metaverso. Nesse ambiente, é possível realizar audiências de conciliação de forma virtual, imersiva e hiper-realista.
COORDENADOR DO ESCRITÓRIO DE INOVAÇÃO DA JFPB É FINALISTA DO PRÊMIO INOVAÇÃO JUDICIÁRIO EXPONENCIAL
A premiação tem o objetivo de reconhecer e incentivar as iniciativas inovadoras do Sistema de Justiça brasileiro
COORDENADOR DO ESCRITÓRIO DE INOVAÇÃO DA JFPB É FINALISTA DO PRÊMIO INOVAÇÃO JUDICIÁRIO EXPONENCIAL
A terceira edição do Prêmio Inovação Judiciário Exponencial tem a Justiça Federal na Paraíba (JFPB) entre os finalistas. A Seccional concorre na categoria “Executivo de Inovação”, com o juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, coordenador do Escritório de Inovação da Instituição.
O objetivo da premiação é incentivar as iniciativas inovadoras no Sistema de Justiça brasileiro e reconhecer os líderes que se destacaram em sua atuação. Os vencedores do prêmio serão conhecidos no dia 25 de outubro, em Brasília (DF) - em cerimônia que será transmitida pelo Canal do Youtube do Judiciário Exponencial.
Neste ano, o Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial possui sete categorias: Inovação Tecnológica, Inovação na Gestão, Inovação Social, Laboratórios de Inovação, Executivo de Tecnologia, Executivo de Inovação e Liderança Exponencial. A iniciativa integra a programação da 6ª edição do Expojud, congresso de Direito, Tecnologia e Inovação para o ecossistema de Justiça.
Por: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br
ESCRITÓRIO DE INOVAÇÃO DA JFPB INICIARÁ PROJETOS EM PARCERIA COM O UNIPÊ
Espaço tem o objetivo de desenvolver soluções de inteligência artificial nas áreas jurídica e administrativa da Seccional
ESCRITÓRIO DE INOVAÇÃO DA JFPB INICIARÁ PROJETOS EM PARCERIA COM O UNIPÊ
O Escritório de Inovação da Justiça Federal na Paraíba (JFPB) vai começar, no próximo dia 4 de abril, um novo ciclo de trabalhos - em parceria com o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). As ideias para essa nova etapa de atuação foram discutidas em reunião, realizada nesta quinta-feira (10), entre os gestores da Seccional e representantes da instituição de ensino. O encontro aconteceu na sede do Escritório, no DCT (Duo Corporate Towers), em João Pessoa.
Na ocasião, a servidora do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da JFPB, Samara Vieira, apresentou o espaço (que foi reorganizado) e conduziu um "brainstorm". A intenção foi debater as possibilidades de pesquisas e uso da estrutura do Escritório e explicar como a Unipê poderia contribuir nesse processo. “Expomos os requisitos e qualificações que buscamos e que precisamos nos estagiários e alunos da universidade que irão trabalhar conosco aqui”, destacou Samara, que será supervisora do espaço.
Ela enfatizou, ainda, que o Escritório de Inovação foi idealizado para entender as “dores do trabalho da JFPB e assim acrescentar propostas inovadoras para solucionar esses desafios - de modo que a Instituição possa servir ainda melhor à população”.
O diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Seção Judiciária paraibana, Hugo Andrade, esteve presente e reforçou o apoio do NTI ao projeto. “É um momento muito especial para a Justiça e para o Núcleo. Estamos direcionando servidores e também estagiários para estarem dedicados à inovação, para dar esse pontapé inicial aos projetos do Escritório, nessa parceria com o Unipê”.
Ainda durante o encontro, o juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, coordenador do Escritório de Inovação, comentou sobre os impactos da tecnologia para a otimização do trabalho da Justiça. “Nossa intenção é tentar aproveitar ao máximo a interação entre a parte do Direito e a Tecnologia, especialmente através da robotização e do implemento cada vez maior da inteligência artificial. Isso, certamente, dará maior agilidade à dinâmica processual, especialmente nas atividades que não demandam um trabalho subjetivo do magistrado e do servidor. O robô pode trabalhar até 50 vezes mais rápido do que o ser humano”, pontuou.
Representando o Unipê, o coordenador adjunto do curso de Direito, Antônio Toscano, falou sobre a participação da instituição de ensino neste convênio. “Firmamos uma parceria com a JFPB que engloba não só o curso de Direito e o de Tecnologia da Informação, mas outros do Centro. Temos planos para criar dezenas de projetos neste espaço, que vão beneficiar os nossos alunos e também a Justiça”, frisou, ao informar que o Unipê iniciará um processo de seleção dos estudantes que atuarão no Escritório de Inovação da Justiça Federal na Paraíba.
Também estiveram presentes na reunião, no DCT, o diretor da Secretaria Administrativa da JFPB, Albertino Pierre; Ricardo Correia de Miranda, diretor de Secretaria da 3ª Vara Federal - entre outros servidores representantes da Justiça e do Unipê.
Documentos
Pesquisa Avançada
Nome do Arquivo | Descrição |
---|---|
Manual Metaverso | Manual de uso do Metaverso |
Portaria n. 41/2022 | Dispõe sobre alteração de dispositivos da Portaria da Direção do Foro nº 868, de 26 de setembro de 2019. |
Portaria n. 868/2019 | Revoga a Portaria/GDF, nº 189/2019, que instituiu o ESCRITÓRIO DE INOVAÇÃO da Seção Judiciária da Paraíba e dá outras providências. |
Portfólio
Os doze projetos inicialmente apresentados foram desenvolvidos pelo Núcleo Judiciário, Seção de Comunicação Social, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania(CEJUSC) e Núcleo de Tecnologia da Informação e serviram de inspiração para a criação do Escritório de Inovação, onde foram incorporados para continuidade e aperfeiçoamento.
METAS À VISTA
O projeto "Metas à vista" tem por finalidade dar acesso direto, pelos diretores das varas da JFPB, aos resultados mensais dos cumprimentos das metas do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, através da disponibilização de visualização de dados via ferramenta Qlik Sense, em atendimento ao Ato Conjunto 02/2022 do TRF5, diretamente no PORTAL DE BUSINESS INTELLIGENCE do Tribunal Reginal Federal da 5ª Região - TRF5.
O projeto foi realizado pelo Escritório de Inovação/JFPB em parceria com o TRF5 e com o Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ, via acordo de cooperação técnica, sob a coordenação de Hugo Andrade Correia Lima Filho, Diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Justiça Federal da Paraiba e entrou em produção no dia 19/abril/2023.
CONCILIAR NO METAVERSO É MELHOR
CONCILIAR NO METAVERSO É MELHOR
Conciliar no Metaverso é melhor, em parceria com o Unipê, via Acordo de Cooperação Técnica, e sob a coordenação de Hugo Andrade Correia Lima Filho, diretor do NTI-JFPB, destina-se a proporcionar um novo acesso à conciliação da Justiça Federal. Poder participar de uma audiência de conciliação no ambiente metaverso será mais uma opção para quem já acessa este ambiente e gostaria de um judiciário mais próximo e criativo.
Segue o link para o manul de uso: Manual
APLICAÇÃO WEB DE ACESSSO AOS SISTEMAS JUDICIAIS
APLICAÇÃO WEB DE ACESSSO AOS SISTEMAS JUDICIAIS
Ferramenta que agiliza e facilita o acesso dos magistrados e servidores do órgão aos diversos sistemas que auxiliam na tomada e implementação das decisões judiciais. Desenvolvida pela equipe do Núcleo Judiciário da JFPB, a aplicação reúne a maioria das ferramentas virtuais utilizadas pelos juízes federais e servidores, a exemplo do BacenJud (que interliga a Justiça ao Banco Central e às instituições bancárias), o Cadin (Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal) e o Renajud (que interliga o Judiciário ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Ao todo, 26 sistemas judiciais e administrativos estão disponibilizados na aplicação.
SISTEMA DE ESTATÍSTICAS DO NÚCLEO JUDICIÁRIO
SISTEMA DE ESTATÍSTICAS DO NÚCLEO JUDICIÁRIO
Desenvolvido pelo Núcleo Judiciário e hospedado no endereço http://nj.jfpb.jus.br/enj/ e acessado através da área restrita da home page da JFPB (http://nossa.jfpb.jus.br/estatisticas.jsp), engloba as estatísticas mensal e acumulada no ano de todos os setores que integram o Núcleo Judiciário - CEJUSC, CEMAN, CONTADORIA (Varas Comuns e JEF´s) , DISTRIBUIÇÃO (Varas Comuns e JEF’s) e Depósito e Arquivo Judiciais. Os dados são atualizados mensalmente, pelos Supervisores dos respectivos setores mediante a utilização do login e senha de rede, fornecendo dados estatísticos para auxiliar na tomada de decisões e emprestando transparência aos serviços administrativos.
BANCO DE DILIGÊNCIAS DA CEMAN
BANCO DE DILIGÊNCIAS DA CEMAN
Trata-se de um banco de dados, acessado pelo nome da parte ou do terceiro integrante da relação processual, contendo as Certidões de diligências realizadas pelos Oficiais de justiça e que apresentaram alguma intercorrência, tais como ausência do intimando/citando no endereço, mudança de endereço, melhor horário de localização, dentre outras peculiaridades que possam influir em diligências ulteriores.
O cadastro dos expedientes é realizado pelo próprio Oficial de Justiça em uma plataforma digital ((http://nj.jfpb.jus.br/ceman/login/), mediante utilização do login e senha da rede do servidor. A ferramenta, desenvolvida pelo Núcleo Judiciário, possibilita aos Oficiais de Justiça, de qualquer lugar, obter, através da página intranet da Justiça Federal, acesso à informações das partes e terceiros integrantes da relação processual e que foram objeto de diligências anteriores.
O banco de dados possibilita ao Oficial de Justiça saber a existência de eventuais especificidades a serem observadas por ocasião do cumprimento do mandado, tais como, a mudança de endereço do citando/intimando, o melhor horários para encontrar as pessoas, além de outras peculiaridades já detectadas em diligências anteriores, evitando a realização de diligências infrutíferas.
DIGITÔMETRO
DIGITÔMETRO
Ferramenta digital que permite o acesso em tempo real aos trabalhos da comissão de digitalização de processos físicos através do endereço http://nj.jfpb.jus.br/processo_digitalizacao/inicio, acessada com o login e senha da rede dos servidores/magistrados.
A plataforma, desenvolvida pelo Núcleo Judiciário, possibilita a visualização dia-a-dia da quantidade de processos digitalizados, de volumes, folhas, nome do servidor que realizou a tarefa, bem como o total de processos digitalizados por servidor, com acompanhamento através de gráficos, permitindo a aferição do cumprimento das metas e emprestando publicidade e transparência aos trabalhos de digitalização.
COMPILAÇÃO DAS PORTARIAS DA DIREÇÃO DO FORO
COMPILAÇÃO DAS PORTARIAS DA DIREÇÃO DO FORO
Envolve a reunião, de forma cronológica e em um único arquivo, das Portarias baixadas pela Direção do Foro disciplinando serviços judiciais e administrativos.
Compilados os atos administrativos, foi elaborado um índice e criada uma ferramenta de busca. Os atos estão inseridos na página eletrônica da Justiça Federal (Institucional/Portarias da Direção do Forro e Atos) ou no endereço http://cejusc.jfpb.jus.br/portarias/ possibilitando o acesso aos atos normativos, além de preservar e disseminar a memória institucional.
CONCILIAÇÃO EM REDE
CONCILIAÇÃO EM REDE
O projeto CONCILIAÇÃO EM REDE, realizado pelo Escritório de Inovação, em parceria com o CEJUSC/NJ, é um acervo eletrônico gerencial de conciliação e cidadania no âmbito do Centro Judiciário de Solução Consensual e Cidadania – CEJUSC, na sede da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), em João Pessoa e hospedado na página da Justiça Federal na Paraíba.
Objetiva, fundamentalmente, reunir dados relevantes de conciliação e práticas cidadãs em ambiente virtual de acesso ao público interno e externo, de tal sorte a aliar transparência, utilidade pública e atividade gerencial eficaz.
Desse modo, partiu-se para o desenvolvimento de um website armazenado em banner localizado no sítio eletrônico da instituição (www.jfpb.jus.br) e que se propõe simplificado e eficiente, eis que capaz de facilitar a execução e o acompanhamento das atividades internas do Centro de Conciliação e Cidadania da Justiça Federal na Paraíba, assim como propiciar ao público externo a obtenção imediata das informações destinadas às partes interessadas, de significativa utilidade, especialmente a agenda das conciliações e a transmissão de dados estatísticos pormenorizados (conciliômetro).
O portal envolve os seguintes itens: Apresentação, Agenda da Conciliação, Ações de Cidadania (Biblioteca Viva, Brinquedoteca, Cordel da Conciliação, Turma do Justino e Zap Zap na Justiça Federal), Acesso ao Sistema de Marcação de Audiência, Cadastro de Intimação por Whatsapp, Conciliômetro, Dicas Fundamentais (Conciliação Pré-Processual, Conciliação Processual e Ações de Cidadania), Eu quero conciliar, Exibição de Vídeos, História do Cejusc, Guia Jurídico (Atos Normativos, Doutrina, Jurisprudência e Manuais), Impressão de Pauta, Notícias, Pesquisa de Satisfação e Íntegra do Projeto Conciliação em Rede.
O projeto foi inscrito no Concurso "Conciliar é Legal" do CNJ e obteve o primeiro lugar na categoria Juiz individual - Justiça Federal. O prêmio foi entregue ao Diretor do Foro da Justiça Federal Bruno Teixeira de Paiva no dia 18/02/2020 na sede do Conselho da Justiça Federal.
MURAL DIGITAL
MURAL DIGITAL
O projeto Mural Digital tem abrangência em toda a Seção Judiciária da Paraíba e dá publicidade às ações das Varas Federais, apresentando, por meio de painéis instalados nas unidades judiciárias, informações como: pautas de audiência, pautas de perícia, decisões de grande repercussão, resumos de editais e outras informações pertinentes à Vara Federal. Concomitantemente, os murais apresentam as notícias institucionais da JFPB, bem como o clipping de reportagens coletadas da imprensa pela Seção de Comunicação Social do órgão.
PÁGINAS DAS VARAS
PÁGINAS DAS VARAS
O projeto “Páginas das Varas” foi iniciado na Seção de Comunicação Social da JFPB e concluído pelo Escritório de Inovação, sob a coordenação de HUGO ANDRADE CORREIA LIMA FILHO, servidor no NTI-JFPB e Supervisor do Escritório de Inovação e oferece acesso às publicações relativas às Varas Federais, como Pautas de Audiências, Leilões, Perícias, Editais, Portarias, Estatísticas e Informativos, Processos aptos a Julgamento (Art. 12 §1º - CPC), Atos Normativos, além de Notícias relativas à Varas, organizadas pela Seção de Comunicação Social do órgão. Também será oferecido um Fale Conosco, possibilitando um canal direto de comunicação dos jurisdicionados com a vara.
O Escritório de Inovação também editou um Manual do Usuário com orientações para o acesso e atualização dos sites, disponível na página da JFPB (www.jfpb.jus.br) através do botão JFPB MANUAIS.
ATERMAÇÃO PARA AUXÍLIO EMERGENCIAL
ATERMAÇÃO PARA AUXÍLIO EMERGENCIAL
O Escritório de Inovação, em parceria com o servidor da Subseção Judiciária de Guarabira Ricardo Medeiros, criador da ferramenta, adaptou para a utilização em toda a SJPB de uma plataforma para a realização de atermações, que permite ao cidadão ingressar diretamente perante os Juizados Especiais Federais com ação buscando a concessão do auxílio emergencial.
Para acesso à plataforma foi inserido um banner na página da justiça Federal – “ATERMAÇÃO PARA AUXÍLIO EMERGENCIAL” onde o usuário (jurisdicionado sem advogado), de forma fácil e intuitiva, preenche o formulário e anexa os documentos indispensáveis à propositura da ação.
Finalizada a operação, será gerado, de forma automática, um e-mail para Distribuição ou o JEF da Seção/Subseção competente que irá proceder à análise do pedido de atermação nos termos da Portaria 208/2020 e, caso atendidos os requisitos, distribuirá a ação para o Juizado Especial Competente, comunicando ao usuário para posterior acompanhamento do feito.
RECLAMAÇÃO PRÉ-PROCESSUAL
RECLAMAÇÃO PRÉ-PROCESSUAL
O Escritório de Inovação, em parceria com o CEJUSC, criou uma plataforma que permite ao cidadão, com ou sem advogado, ingressar com RPP´s – Reclamações Pré-Processuais perante o CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania buscando a concessão do auxílio emergencial.
Para acesso à plataforma foi inserido um banner na página da justiça Federal – “AUXÍLIO EMERGENCIAL” que permite ao usuário (com ou sem advogado), de forma online, fácil e intuitiva, preencher o formulário e anexar os documentos indispensáveis à propositura da reclamação pré-processual.
Finalizada a operação, será gerado, de forma automática, um e-mail para o CEJUSC que irá proceder à análise da RPP – Reclamação Pré-Processual, comunicando ao usuário para posterior acompanhamento do feito.
PAINEL DE DECISÕES JUDICIAIS
PAINEL DE DECISÕES JUDICIAIS
Ferramenta desenvolvida pelo Escritório de inovação que possibilita a visualização através um banner alocado na página da Justiça Federal da quantidade de atos judiciais proferidos pelos magistrados da Seção Judiciária da Paraíba (Sentenças, Decisões, Despachos e Acórdãos) durante o Regime Diferenciado de Trabalho decorrente da pandemia de COVID 19, emprestando publicidade e transparência às atividades judiciais desenvolvidas na Seção Judiciária da Paraíba.
Os dados são extraídos do Portal de Business Intelligence da 5ª Região, disponibilizado na página do TRF5.
ROBÔ DE JUNTADAS DE ARS
ROBÔ DE JUNTADAS DE ARS
O Escritório de Inovação (EI) da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), em projeto capitaneado pelos servidores Luiz Linderman Queiroz Sobrinho, Ítalo Jorge Nóbrega e Hugo Andrade, desenvolveu um sistema automático (BOT) que possibilitará a juntada de centenas de Avisos de Recebimento (ARs) dos Correios e Telégrafos em documentos que integram os processos judiciais das Varas Federais de forma célere, poupando tempo dos servidores, recursos e energia processual.
Trata-se de uma plataforma que será utilizada, também, para automação de outras tarefas repetidas na JFPB. A iniciativa foi criada com base nas linguagens de computador javascript e python, com objetivo de operar no Sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) a partir de informações lançadas no próprio banco de dados.
Um Manual contendo as instruções para a utilização da ferramenta está inserido na página da JFPB na aba “JFPB MANUAIS” e foi divulgado um vídeo detalhando a utilização da ferramenta.
O acesso ao Sistema de Juntadas AR será feito mediante login e senha (os mesmos do LDAP) mediante cadastro no sistema. Em cada setor haverá um usuário administrador que será responsável por cadastrar os demais usuários.
Recursos do Sistema
- Cadastro de Usuários
- Listagem de Usuários
- Cadastro de Correspondência (ARS)
- Relatório de Atividade do Bot
- Relatório de Erro do Bot
- Cadastro de Setores
- Listagem de Setores
- Cadastro de Perfil do Usuário
- Listagem de Perfil do Usuário
- Editar Perfil do Usuário
- Editar Usuários
- Editar Setores
- Bot
CADASTRO DE ADVOGADO NO CRETA
CADASTRO DE ADVOGADO NO CRETA
O Escritório de Inovação, em parceria com o servidor da Subseção Judiciária de Guarabira Ricardo Medeiros, desenvolveu uma ferramenta digital para efetivação do cadastro de advogados no sistema CRETA de forma online.
Para acesso à plataforma foi inserido um banner na página da justiça Federal - CADASTRO DE ADVOGADOS NO CRETA – onde o advogado, de forma fácil e intuitiva, preenche o formulário (Termo de Compromisso) e anexa os documentos indispensáveis ao cadastro no sistema CRETA.
Finalizada a operação, será gerado, de forma automática um e-mail para Distribuição ou o JEF da Seção/Subseção competente que irá proceder ao cadastro no CRETA, nos termos da Portaria 208/2020 e, após um breve período o advogado receberá, através do e-mail cadastrado na ferramenta, o login e a senha para acesso ao CRETA.
BALCÃO VIRTUAL JFPB
BALCÃO VIRTUAL JFPB
O Escritório de Inovação criou uma ferramenta para avaliar o atendimento remoto do órgão, especialmente após a implantação do “Balcão Virtual”, sistema eletrônico que utiliza o WhatsApp como canal oficial de comunicação da Seção Judiciária paraibana, de acordo com a Portaria nº 115/2021. O resultado da avaliação servirá de base para o aprimoramento e otimização da rotina judicial e administrativa da JFPB durante o Regime Diferenciado de Trabalho (home office ou híbrido).
Com um total de sete perguntas, a iniciativa visa saber se os jurisdicionados encontraram alguma dificuldade para a utilização do “Balcão Virtual”; o que acharam do atendimento; se desejam apresentar alguma sugestão ou crítica; entre outros questionamentos pertinentes ao trabalho.
A pesquisa, cujo objetivo é o aprimoramento do “balcão virtual” a partir do feedback dos jurisdicionados, foi iniciada no último dia 26 de março, pode ser acessada pelo link disponível no banner do "Balcão Virtual", no site da JFPB.
O serviço do “Balcão Virtual” tem como base a Resolução nº 372, de 12 de fevereiro de 2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O serviço tornou permanente o acesso remoto direto e imediato dos usuários da Justiça às secretarias das Varas Federais e demais setores administrativos, a partir da plataforma WhatsApp. O atendimento funciona das 9h às 18h, de forma similar ao presencial, e não substitui o peticionamento dos sistemas de processo eletrônico.
O jurisdicionado que optar pelo atendimento por WhatsApp deverá clicar no banner que contém os números/links de acesso, no topo da página inicial do site da JFPB (www.jfpb.jus.br). Aqueles que optarem por chamada de videoconferência, deverão entrar em contato através do atendimento eletrônico e especificar sua opção. Será disponibilizada videochamada através do WhatsApp (chat) ou enviado um link para uma sala de videoconferência, onde um servidor irá atendê-lo, observando-se as prioridades legais e a ordem cronológica.
ROBÔ QUIXOTE
ROBÔ QUIXOTE
O Escritório de Inovação, em projeto capitaneado por LUIZ LINDERMAN QUEIROZ SOBRINHO desenvolveu um robô capaz de migrar, em espaço curto de tempo, os dados dos processos físicos do sistema Tebas para o sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), atualmente usado para a tramitação das ações no órgão. O software também é capaz de inserir a movimentação do Tebas nos processos sobrestados (aqueles arquivados ou suspensos).
O robô, batizado de “QUIXOTE”, emprestou agilidade na reta final da digitalização dos processos físicos (em papel) do órgão e possibilitou, de forma quase imediata, a migração do acervo faltante de aproximadamente 10 mil Execuções Fiscais em meio físico sobrestadas (arquivadas e suspensas), permitindo que, no dia 19 de dezembro, a Seccional estivesse 100% digital”.
CONTROLE DE CARGAS E REMESSAS
CONTROLE DE CARGAS E REMESSAS
Sistema de Controle de Cargas e Remessas da JFPB é desenvolvido para substituir o sistema TEBAS no controle da entrada e saída de autos físicos.
A partir da descontinuidade do Sistema Tebas, no final de 2019, as Varas ficaram sem uma ferramenta para controle e gerenciamento da entrada e saída de processos físicos.
Em que pese a Justiça Federal na Paraíba contar com o acervo de processos ativos 100% digitalizados (PJe), remanescem milhares de autos físicos arquivados e que, com regularidade, são requisitados pela partes para consultas, eventuais pedidos de expedição de precatórios e outras providências, sendo necessária a feitura de carga ou de remessa para órgãos públicos.
O Sistema de Cargas e Remessas foi desenvolvido objetivando facilitar o trabalho dos servidores da Justiça Federal na Paraíba, permitindo a gestão de processos com carga ou remessa para órgãos públicos com segurança e comodidade.
O Sistema foi desenvolvimento obedecendo à norma IEC61131-3, que tem como fundamentos principais: Moduralização, Estruturação e Reutilização. Foram utilizados banco de dados MySQL e os frameworks JavaScript VueJS e Express no desenvolvimento e a ferramenta Docker na implantação.
O Sistema assegura rapidez e eficiência na gestão dos processos entregues às partes e procuradores, permitindo a geração de relatórios e comprovantes de saída e de devoluções de processos. Também permite anexar comprovantes em cada devolução garantindo a segurança e a integridade das movimentações.
Possui ainda opções de filtros adicionadas à listagem das movimentações, permitindo ao servidor filtrar as movimentações que estão em cargas e que foram expiradas.
O Manual contendo as principais características e funcionalidades do Sistema de Controle de Cargas e Remessas da JFPB encontra-se hospedado na página da Justiça Federal (www.jfpb.jus.br) na aba JFPB MANUAIS.
GERENCIAMENTO DA DESTINAÇÃO DAS ARMAS DE FOGO APREENDIDAS
GERENCIAMENTO DA DESTINAÇÃO DAS ARMAS DE FOGO APREENDIDAS
Buscando solucionar o problema, foi elaborado texto normativo (Portaria 1003/2017 - http://cejusc.jfpb.jus.br/portarias) disciplinando a destinação final dos bens vinculados a feitos arquivados e armas de fogos. A Portaria tem como anexos modelos de Ofícios, Termo de Eliminação de Bens Apreendidos, Edital de Notificação de Réus e Eventuais Terceiros Interessados na Restituição de Bens Apreendidos e Lista de Verificação de Pendências (checklist) para arquivamento de autos. Foi também desenvolvida, pelo Núcleo Judiciário, uma ferramenta digital ( http://cejusc.jfpb.jus.br:8040/deposito/login/ - Acesso interno apenas) para gerenciar os trabalhos, onde ficam documentados o número dos processos trabalhados; sentença/acórdão com trânsito em julgado; Termo de Encaminhamento dos bens e as fotografias, com acesso on line aos servidores, mediante a utilização do login e senha de rede. Para cumprimento das determinações da Portaria foi constituída uma Comissão, formada por 05 servidores e sob a presidência do Diretor do Núcleo Judiciários que, em 06 (seis) meses de trabalho, deu destinação final a aproximadamente 60% (sessenta por cento) dos bens e a todas as armas apreendidos e vinculados a processos arquivados. A relação dos processos analisados, acompanhada da destinação dos bens e as respectivas fotografias poderão ser acessadas no endereço eletrônico http://cejusc.jfpb.jus.br:8040/deposito/login/, com a utilização do login e senha da rede.
Projetos em uso (área fim)
O conteúdo a seguir exibe os projetos com o foco na área fim e que estão sendo usados no dia a dia dos servidores e magistrados da JFPB.
Existem projetos elencados que estão em trâmite de regionalização e/ou nacionalização, assim como estão em constante melhoria pela equipe da JFPB.
Pje 2X MOBILE
Contexto
O PJe 2x é um sistema de processo eletrônico consolidado na Justiça brasileira, atualmente o sistema encontra-se na sua segunda versão que é disponibilizada na plataforma web. O processo eletrônico é usado amplamente por magistrados, advogados e cidadãos, sendo assim, foi percebido a importância de uma versão mobile para dar mais agilidade aos trâmites processuais com a flexibilidade dos dispositivos móveis.
Nome do responsável pela prática
Dr. Bruno Teixeira de Paiva
Co-autores e responsável pela implementação:
JFPB (principal responsável e gestor do projeto); TRF5; CNJ
Motivação/Justificativa
Atualmente, os aplicativos do PJe disponíveis não são interoperáveis com a versão mais nova do sistema PJe, que no presente momento se encontra na versão 2.0. Além disso, cada tribunal utiliza a sua própria versão do sistema, o que dificulta a integração das informações.
Com o desenvolvimento de um novo aplicativo do PJe, incorporado com a versão 2.0 e que terá abrangência nacional, será possível integrar as informações com a base de dados do CNJ e agilizará a tarefa no dia a dia para os magistrados, advogados e jurisdicionados.
Objetivos
O objetivo principal do PJe2X Mobile é oferecer aos usuários do PJe2 web uma versão mobile do sistema, que ofereça as mesmas funcionalidades que o sistema Web.
Contribuições esperadas
Espera-se que o novo aplicativo desenvolvido pela equipe de residentes possa contribuir para a melhoria dos serviços e atividades realizadas pelos magistrados, advogados e jurisdicionados com uma interface amigável e funcional para a realidade dia a dia nos tribunais.
Escalabilidade da inovação:
A inovação está em expansão e pretende ser usada de forma nacional por todos os órgãos que usam o sistema judicial PJE 2 (CNJ). Atualmente é usada por todas as seccionais do TRF5, inclusive o próprio Tribunal
PJe2 MOBILE
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TR-One - Sistema de Automação da Turma Recursal
Contexto
O projeto de automação do PJE 2x é uma solução em uso e em constante melhoria no âmbito do NTI em conjunto com o Laboratório de Inovação da Justiça Federal na Paraíba que tem como objetivo automatizar procedimentos da Turma Recursal, desde tarefas de assessoria/relatoria, até tarefas da secretaria. O ponto final da solução está na anexação dos votos de forma automática no Pje 2x. A solução permitirá otimizar a gestão de processos, reduzir a carga de trabalho manual e melhorar a eficiência de trabalho dos servidores.
Nome do responsável pela prática
Dr. Sérgio Murilo
Co-autores e responsável pela implementação
DTI / Sistemas e Inovação
Identificação do problema
A rotina das relatorias da Turma Recursal apresenta trabalho repetitivo e contínuo, necessitando assim de um processo de automatização. Trata-se da cópia do conteúdo presente em um documento elaborado no word para o sistema judicial (PJE 2x). Tal cópia repete-se para cada relatoria por semana pelo menos 200 vezes, podendo ocasionar erros e atrasando o dia o dia das relatorias da turma recursal.
Os processos ficam espalhados de forma descentralizada nas máquinas de cada assessor, o que traz insegurança e dificuldade de encontrar conteúdos desejados de forma rápida e eficiente.
Os magistrados visualizam o trabalho realizado por seus assessores (doc. word) de forma arcaica, lenta e ineficiente, o que traz prejuízo no dia a dia de todos os envolvidos que trabalham na Turma Recursal.
Objetivos
Desenvolver um sistema para automatizar todo o fluxo das relatorias da Turma Recursal, desde o cadastro das sessões, das listas, dos votos e destaques, além do fluxo de movimentação das listas entre as relatorias, até a inserção dos votos no PJE 2X de forma automática.
Contribuições esperadas
Espera-se que esta automação/solução proporcione mais tempo ao servidor para fazer tarefas mais inteligentes.
Escalabilidade da inovação:
A inovação poderá ser replicada instalando a aplicação na infraestrutura de qualquer seccional, ou usando a aplicação dentro da prória estrtura da JFPB.
Sistema de Migração de Etiquetas Multinível
Contexto
O Pje2x do primeiro grau (1g) e do segundo grau (2g) são considerados como um sistema a parte, pois possuem banco de dados disntintos e inclusive instalações diferentes.
Nome do responsável pela prática
Dr. Gustavo Gadelha
Co-autores e responsáveis pela implementação
DTI / Sistemas e Inovação
Identificação do problema
Por se tratar de base de dados diferenters, diversas etiquetas vinculadas aos processos no 1g não são levadas para o 2g no momento da remssa. Assim como, as etiquetas do 2g não são levadas para 1g no momento da devolução de alguns processos para o primeiro grau.
Objetivos
Desenvolver um sistema para migrar etiquetas pré-estabelcidadas nos procedimentos dos JEFs e da Turma Recursal nos dois caminhos: do 1g para o 2g, e do 2g para o 1g
Contribuições esperadas
Espera-se que esta automação/solução evite o retrabalho de precisar etiquetar novamente os processos com as mesmas etiquetas de um ambiente em outro (1g e 2g), assim o tempo otimizado para tais tarefas repetitdas será utilizado para outro fim.
Escalabilidade da inovação:
A inovação poderá ser replicada instalando a aplicação na infraestrutura de qualquer seccional, ou usando a aplicação dentro da prória estrtura da JFPB.
Robô - Controle de Prazos Pje 1X
Contexto
Este robô está sendo desenvolvido com o objetivo de automatizar as rotinas de controle de prazos realizadas no sistema PJe 1X (Processo Judicial Eletrônico), inicialmente utilizado pelos servidores da 3ª Vara da Justiça Federal na Paraíba.
Com a utilização deste software, espera-se melhorar a produtividade e, consequentemente, a efetividade e a qualidade do trabalho realizado pelos servidores desta Seccional.
Atualmente está sendo usada nas unidades: 1ª vara, 2ª vara, 4ª vara, 5ª vara, 10ª vara, 14ª vara e pode ser usada em qualquer unidade ou seccional.
Co-autores e responsável pela implementação:
DTI/Sistemas e Inovação.
Motivação/Justificativa
Atualmente, muitos processos ficam retidos em diretórios específicos do PJE e demandam ações manuais e repetitivas por parte dos servidores, tornando o processo moroso e burocrático.
Objetivos
O objetivo principal do Robô de Controle de Prazos é oferecer aos usuários do PJe 1X uma automação que acelere seu trabalho e dê uma maior produtividade a sua unidade judiciária.
Contribuições esperadas
Espera-se que esta automação proporcione mais tempo ao servidor para fazer tarefas mais inteligentes.
Escalabilidade da inovação:
A inovação poderá ser replicada instalando a aplicação na infraestrutura de qualquer seccional, ou usando a aplicação dentro da prória estrtura da JFPB.
Atermação Online
Problema ou desafio
Durante a pandemia a JFPB recebeu inúmeros emails com pedidos no campo de assunto referentes ao Auxílio Emergencial, gerando uma demanda enorme e com informações erradas e/ou insuficientes e difícil gerenciamento
Público-alvo
Jurisdicionado, servidores das unidades de distribuição e do CEJUSC.
Descrição da inovação
Trata-se de solução que permite, de forma ampla, realizar a Atermação ou Reclamação Pré-Processual para qualquer tipo de ação e não apenas para aquelas relacionadas ao auxílio emergencial diretamente pelo cidadão em nosso site.
Trata-se de um formulário, no qual a parte presta informações sobre o assunto da ação judicial, principais pontos do pedido em questão, dados pessoais - entre outros. Depois que a parte preenche todo o formulário, ela recebe um número identificador que comprova o envio do pedido, e o servidor da JFPB recebe via sistema e e-mail a documentação, assim como as informações do requerente, em um modelo pronto para ser inserido no sistema judicial e ser distribuído.
Resultados
A partir do modelo de atermação criado originalmente, já percebemos um aumento nos números de petições e conciliações geradas, tendo como base os formulários disponibilizados. Somadas, foram mais de 3.400 petições iniciais e reclamações pré- processuais, apenas a pandemia. Após a pandemia o uso segue constante com formulários sendo submetidos quase que diariamente.
Processo de ideação e prototipação:
Como sair das petições anexas em pdf com informações insuficientes e grande demanda?
Pensou-se em um email gratuito inicialmente para liberação da ferramenta do google forms para essa ideia.
Depois, precisou-se de uma conta institucional para dar vazão à necessidade. Ricardo Medeiros desenhou o forms e recebeu contribuições de Ricardo Correia e Rogério Xavier.
Após, pensou-se junto com a Seção de Sistemas e Inovação da DTI em usar um sistema próprio sem gasto eventual para receber tais demandas. E assim existe até o dia de hoje.
Processo de validação e implementação
Envio de formulários testes por servidores internos e após, disponibilização para usuários externos.
Estratégia (Alinhamento Estratégico):
- Incentivar a inovação institucional como forma de prover novas soluções que otimizem os resultados organizacionais;
- Agilizar a prestação jurisdicional;
- Humanizar a jurisdição virtual e torná-la inclusiva; 4- Facilitar o acesso à justiça.
Organização (Resultados Organizacionais):
Distribuição de processos e CEJUSC(Unidade de Conciliação).
Melhor qualidade do dado no sistema, assertividade na ação pretendida pelo cidadão e celeridade na prestação jurisdicional da JFPB.
Maior uso dos usuários
Escalabilidade da inovação:
A inovação poderá ser replicada instalando a aplicação na infraestrutura de qualquer seccional, ou usando a aplicação dentro da prória estrtura da JFPB.
Robô Octopus / Sistema de etiquetas do PJe1
Descrição da inovação:
A 3a Vara desenvolveu um programa de automação de processos e agilização da tramitação (RPA - Robotic Process Automation ou Automação Robótica de Processos).
Este sistema tem sustentação nos seguintes princípios:
- tramitação dos processos baseada em etiquetas (também foi criado um sistema para o PJe1 que permite a utilização de etiquetas);
- tarefas repetitivas que não demandam análise humana foram delegadas aos robôs;
- otimização do tempo dos servidores através da delegação de frações das tarefas que demandam análise humana.
Em síntese, há um programa, desenvolvido pelo servidor Luiz Linderman de Queiroz Sobrinho que é rodado diariamente e que analisa toda a árvore de tarefas do PJe1 e, com base nas etiquetas que são postas nos processos, atua nestes. Exemplos de tarefas realizadas pelos robôs:
- confecção de atos ordinatórios;
- expedição de mandados/ofícios;
- ajuste dos processos na tarefa Controlar Prazos para evitar que "prazos não disparados" impeçam a movimentação automática daqueles;
- monitoramento de processos relacionados ao Direito da Saúde;
- monitoramento dos processos com requisições de pagamentos assinadas pelas magistradas;
- juntada automática de documentos;
- envio de e-mails;
- pesquisa de endereços no SIEL e no INFOJUD.
- conclusão programada de processos ao fim do prazo concedido à parte (exemplo: após a intimação para emendar a inicial, o robô faz conclusão automática para o setor de análise de tutelas/liminares);
- monitoramento e encaminhamento dos processos urgentes;
- registro de todos os processos para gerar relatórios que tenham por base as pastas em que se encontram (em construção).
Para tanto, são utilizados três softwares:
- um para as etiquetas (banco de dados em Djnago e extenção para o Firefox);
- um sistema de RPA próprio, construído com a linguagem Python;
- o Microsoft Power Automate para a pesquisa de endereços.
Vale destacar que as possibilidades de automação são inúmeras, e o sistema vem sendo constantemente aperfeiçoado. O sistema entrou em fase de testes em novembro de 2020 em algumas classes de processos e foi implantado integramente na 3ª Vara em agosto de 2021.
Público-alvo
Servidores da 3ª Vara e jurisdicionado cujas ações tramitam naquela unidade
Resultados:
Conseguimos melhorar substancialmente a velocidade de tramitação dos processos na Secretaria da 3ª Vara no PJe1/TRF5, conforme dados obtidos no BI.
Processo de definição do problema
Durante a pandemia e com a criação de um JEF Adjunto na 3ª Vara da JFPB, percebeu- se a necessidade de automação de algumas tarefas extremamente repetitivas para reduzir o impacto da grande quantidade de processos que estavam sendo distribuídos. O servidor Luiz Linderman desenvolveu o sistema de etiquetas e o Robô Octopus para tentar automatizar cada tarefa repetitiva que necessitasse de pouca análise processual.
Processo de ideação e prototipação
O servidor Luiz Linderman idealizou e desenvolveu o projeto. Após, foi dado o treinamento aos demais servidores da vara para que as soluções fossem colocadas em funcionamento
Processo de validação e implementação:
Depois de desenvolvido o projeto pelo servidor Luiz Linderman, foi dado o treinamento aos demais servidores da vara. Por sua própria característica, todos os servidores da 3ª Vara usam a solução através das etiquetas do PJe1x.
Estratégia (Alinhamento Estratégico):
A solução permite um enxugamento das atividades da Secretaria e alocação de maior força de trabalho na assessoria.
Organização (Resultados Organizacionais):
Redução substancial do tempo de tramitação do processo na Secretaria e possibilidade de alocação de mão de obra na Assessoria.
Escalabilidade da inovação:
Há possibilidade de replicação da inovação, principalmente no que diz respeito às etiquetas. Quanto ao Robô Octopus, também poderia ser replicado, desde que realizadas adaptações.
Integração com outras soluções da JF5:
As inovações estão umbilicalmente ligadas ao PJe1x.
ALIENAÇÃO POR INICIATIVA PARTICULAR - AIP
Nome do responsável pela Prática: EMANUELA MENDONÇA SANTOS BRITO
Coautores: MARDONE RODRIGUES REGO SARMENTO
Implemtanção: Plataforma de gerência e página externa desenvolvido pela DTI / Sistemas e Inovação.
Macrodesafio: Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Objetivo estratégico: Agilizar a prestação jurisdicional
Índice de atingimento da ação: Índice de satisfação dos Usuários da Justiça Federal com a Experiência dos Serviços Prestados
Data de implantação:: 2021-01-11
Palavras-chave:: AIP, EXPROPRIAÇÃO...
Beneficiários:: Os diversos credores: União, Fazenda nacional, Conselhos profissionais.
Abrangência:: Em toda território nacional
Parceiros:: Leiloeiros e corretores credenciados.
Atos normativos que regulamentam a prática:: Portaria 05/2022, da 10ª Vara Federal/SJPB, com fundamento no art. 880, do CPC.
Descrição: A Alienação por Iniciativa Particular (AIP), também conhecida como Venda Direta, é um procedimento legal de expropriação de bens penhorados regulamentado pelo artigo 880 do Código de Processo Civil. Essa ferramenta permite a venda de bens penhorados, por período mínimo de 12 (doze) meses, com suporte de profissional habilitado e observância das condições de venda estabelecidas pelo juízo.
Identificação do Problema: É uma opção mais eficaz e célere de expropriação judicial de bens penhorados, contribuindo significativamente para satisfação do crédito cobrado em procedimento executivo.
Metodologia (Passo a Passo): Vide Guia INFROMATIVO em anexo.
Recursos utilizados: O sistema de AIP na unidade é operacionalizado por meio de 01 servidor da unidade, sob a coordenação da Juíza Titular e com suporte do Diretor de Secretaria.
Página de gerência: usada internamente para gerência dos bens.
Página de acesso externo: Lista de Bens
Resultados e benefícios alcançados:- Procedimento PERMANENTE de venda / Maior alcance territorial de atuação; - Procedimento expropriatório com FLUXO PROCESSUAL ajustado, fases bem definidas e observância ao contraditório (Segurança Jurídica e previsibilidade) > desconcentração de atos > redução significativa na sobrecarga de trabalho no setor alienação; - Maior tempo de disponibilidade do bem à venda (12 a 24 meses) > maior publicidade (alcance potencializado com ferramentas modernas de publicidade) > elevando a probabilidade de alienação; - Efeito pedagógico perante público alvo; - Aperfeiçoamento no sistema de controle de nulidades (Juiz, secretaria, setor de AIP, leiloeiro/corretor, partes...), com uso de check list na fase de saneamento do processo; - Maior efetividade > Aumento de arrecadação na venda de bens (Mais de 21 milhões de reais arrecadados desde Janeiro/2021). .
Dificuldades encontradas: - A necessidade de treinamento contínuo dos profissionais credenciados (corretores e leiloeiros) sobre procedimento de AIP. - Sistemática de expropriação pouco difundida na sociedade.
Lições aprendidas: - Procedimento PERMANENTE de venda / Maior alcance territorial de atuação; - Procedimento expropriatório com FLUXO PROCESSUAL ajustado, fases bem definidas e observância ao contraditório (Segurança Jurídica e previsibilidade) > desconcentração de atos > redução significativa na sobrecarga de trabalho no setor alienação; - Maior tempo de disponibilidade do bem à venda (12 a 24 meses) > maior publicidade (alcance potencializado com ferramentas modernas de publicidade) > elevando a probabilidade de alienação; - Efeito pedagógico perante público alvo; - Aperfeiçoamento no sistema de controle de nulidades (Juiz, secretaria, setor de AIP, leiloeiro/corretor, partes...), com uso de check list na fase de saneamento do processo; - Maior efetividade > Aumento de arrecadação na venda de bens (Mais de 21 milhões de reais arrecadados desde Janeiro/2021).
Anexos:
Escalabilidade: A aplicação pode ser utilizada por todas as unidades na JFPB, assim como todas as seccionais. Para isso, o módulo precisa ser instalado na infraestutura da seccional, ou pode-se usar a infraestrtura própria da JFPB.
PID - Pontos de Inclusão Digital
Contexto
Estabelecer um acordo de cooperação técnica para disponibilizar pontos de inclusão digital nas cidades da Paraíba.
O acordo foi firmado entre JFPB, TRE-PB, TRT-PB e TJPB. O acordo pode ser visto em: Acordo firmado
Nome do responsável pela prática
NJ - Rogério Xavier
Co-autores e responsáveis pela implementação da página de gerência e externa
DTI / Sistemas e Inovação
Objetivos
Cada instituição deve disponibilizar através de um site, de forma agradável, o acesso aos serviços oferecidos pela instituicioção responsável nos mais diversos municípios da Paraiba. Cada órgão fica responsável por abrir um PID em alguma cidade ainda não existente.
Andamento
A página de fácil utilização está pronta para ser usada e pode ser acessada em: PID . Os serviços expostos na página são dinâmicos e podem ser atualizado pelos servidores da JFPB a qualquer momento.
Contribuições esperadas
Espera-se que este acordo proporcione a universalização dos serviços nos mais diversos munícipios da Paraíba.
Projetos em uso (área meio)
Sistema de ponto com reconhecimento facial
Contexto
No intuito de retirar equipamentos antigos que utilizavam biometria com impressão digital , o que gerava vários falsos positivos ou falsos negativos, mudou-se a interface de captura dos dados dos servidores, trocando de impressão digital para reconhecimento facial, utilizando para isso equipamentos já adiquiridos pela equipe de segurança da JFPB
Identificação do problema
Impressão digital causa diversos falsos positivos e falsos negativos.
Algumas pessoas tem digital que não funciona em equipamentos de impressão digital.
Responsável da prática:
DTI
Co-autores e responsável pela implementação:
DTI / Sistemas e Inovação - JFPB
Objetivos
Modernizar a forma de capturar as informações dos servidores usando para isso equipamentos já existentes sem precisar gastar recursos financeiros com novos equipamentos.
Contribuições esperadas
Espera-se que esta solução proporcione mais modernidade nas instalações na justiça, menos erros e mais agilidade na hora de registrar o ponto eletrônico.
Sistema integrado de Segurança Eletrônica
Nome do responsável pela Prática: JOSÉ CARLOS SANTOS FILHO
Unidade: Sec Adm - JP
Coautores: Ewerton (NTI), Albertino e Isaac
Título da prática:: Sistema integrado de Segurança Eletrônica
Macrodesafio: Fortalecimento da segurança e proteção institucional
Objetivo estratégico: Prover infraestrutura física e meios de segurança adequados
Índice de atingimento da ação: Será definido indicador, após a edição do Plano de Segurança Orgânica e do Plano de Segurança Pessoal
Data de implantação:: 2023-09-01
Palavras-chave:: segurança institucional, polícia judicial, segurança eletrônica
Beneficiários:: Jurisdicionados, Servidores, Magistrados e demais frequentadores dos prédios da JFPB.
Abrangência:: Prédio Sede e subseções da JFPB.
Parceiros:: Não respondeu
Atos normativos que regulamentam a prática:: Res. CNJ 435/2021, Res. CJF 502/201, Portaria DF - 279/2019,
Descrição resumida da prática: A Solução, que foi desenvolvida por policiais judiciais da JFPB, possui diversos padrões de cadastramento, configurações, dimensionamento e gerenciamento aplicados aos equipamentos de vídeo monitoramento, controle de acesso e alarmes. A utilização de um software integrador otimiza o trabalho do Policial Judicial durante a busca de informações sobre determinada ocorrência, pois todos os equipamentos convergem para dados para mesma base. Além disso as câmeras são dotadas de funções de inteligência artificial que são integradas umas as outras e podem realizar ações mediante programação prévia do Policial operador. Identificação do Problema: O antigo sistema de segurança eletrônica já estava obsoleto, pois usava tecnologia analógica, além de poucas câmeras e não contava com controle de acesso em nenhuma das unidades. Metodologia (Passo a Passo): O processo iniciou com um estudo da rotina dos prédios da JFPB, principais acessos, salas técnicas, áreas sensíveis, fluxo de pessoas, rotinas durante audiências e outras situações de difícil gestão para os agentes da polícia judicial. Em seguida, estudamos soluções já aplicadas em outras prédios públicos - STF, STJ, TSE, MPF/PB, PF/PB, JFRN -,feiras de segurança eletrônica e diversos cursos presenciais e online, além disso contamos com conhecimento Técnico de servidores da Seção de Segurança, NTI e engenharia. Documentamos tudo no Estudo técnico preliminar e apresentamos a administração que acatou a solução apresentada e conseguiu os recursos necessários para implantação. Realizada a licitação, registramos uma ata de registros de preços, e adquirimos os equipamentos necessários a implantação do sistema. Chegados os equipamentos, destacamos um policial judicial para gerenciar a execução e configuração do sistema, o NTI canalizou esforços para montar a infra estrutura de rede necessária e o setor de engenharia providenciou as intervenções físicas necessárias, restando às empresas a instalação dos equipamentos nos pontos indicados no projeto.
Anexos
1. 158935_25-09-2023-19-36-50_sei_307785.pdf
2. 158935_25-09-2023-19-36-50_datasheet.pdf
3. 158935_25-09-2023-19-36-50_01_datashe.pdf
4. 158935_25-09-2023-19-36-50_sei_316357.pdf
5. 158935_25-09-2023-19-36-50_sei_299044.pdf
Recursos utilizados: Todo sistema custou cerca de R$ 1,5 milhão de reais.
Resultados e benefícios alcançados: Economia de Recursos - um projeto como este custa cerca de R$4.0 milhões de reais; Segurança da informação - pois não há empresas terceirizadas na gestão ou operação do sistema; Aumento da Expertise dos Policiais Judiciais - pois durante o processo diversas soluções foram desenvolvidas e aplicadas; Modelagem da solução para aplicação a outras unidades do poder judiciário.
Dificuldades encontradas: Por se tratar de solução inovadora, não tivemos de onde copiar ideias ou soluções para os problemas encontrados; Tudo teve que ser criado a partir das experiências dos policiais judiciais da JFPB; Por se tratar de tecnologia, poucos policiais tinham treinamento na área; Por se tratar de um projeto 100% digital, demandou-se muito trabalho da equipe de Informática que teve que criar uma rede de cabeamento estruturado nova para o sistema de segurança; Lições aprendidas: A tecnologia é a maior arma que a segurança institucional pode ter.
Sistema de Aviso e Recebimento de propostas para Contratações Direta
Contexto
Para cumprir a legislação, foi necessário criar uma plataforma para divulgar avisos de contratações diretas e receber tais propostas .
Identificação do problema
Por se tratar de necessidade de cumprir uma legislação, criou-se um sistema para receber propostas de contratações diretas.
Responsável da prática:
Albertino Pierre (DSA - JFPB)
Co-autores e responsável pela implementação:
DTI / Sistemas e Inovação - JFPB
Objetivos
Divulgação e Recebimento de propostas via site principal da JFPB. Após o recebimento das propostas, a análise de conformidade da documentação é feita pela equipe da JFPB e após prazo é disponibilizado o relatório das propostas recebidas e a respectiva conformidade.
Página externa: avisos de contratações diretas
Página interna: gerência feita via sistemas pelos servidores da JFPB
Contribuições esperadas
Espera-se que esta solução cumpra a legislação e amplie a concorrência nas contratações, o que pode gerar economicidade e outros benefícios para a JFPB.
Escalabilidade: pode ser escalada em outras seccionais com a instação do respetivo módulo da infraestrutra da seccional ou pode-se usar o próprio sistema da JFPB
Transparência - Acompanhamento de Obras
Contexto
Este sistema foi desenvolvido para cumprir uma legislação que poucos sites de empresas públicas o fazem, ou seja, tornar transparente as medições, aditivos, contratos de obras de engenharia , inclusive com gráicos para exibir as informações de forma mais agradável.
Responsável
DSA
Co-autores e implementadores da solução
DTI / Sistemas e Inovação
Plataforma de gerência de informações:
Interno
Site externo para acessar o acompanhamento das obras:
Página geral: https://sistemas.jfpb.jus.br/externo/obras/
Exemplo dos gráficos gerados: https://sistemas.jfpb.jus.br/externo/obra-grafico/2/
Motivação/Justificativa
Cumprir uma legsilação de transparência para obras que envolvem engenharia na JFPB
Objetivos
Deixar de forma mais transparente toda o acompanhamento de obras existentes dentro da JFPB.
Contribuições esperadas
Espera-se que esta aplicação facilite a gerencia de informação por parte dos servidores da JFPB e melhore a transparência para orgãos de controle e público em geral.